quinta-feira, outubro 04, 2007

Tá todo mundo falando...


...Na capa da Veja dessa edição.
Achei incrível que a capa esteja bonita assim. Nem deformaram (fisicamente) el Che. É uma foto sombria, sem cores ou sorrisos, mas tá mô gato, aí.
Nas bancas, pela bagatela de R$9,90.

O Maringoni, conhecido cartunista da Carta Maior, palpitou lá no site da agência sobre a matéria da Veja. Ele aponta as pérolas e desrespeita um pouco a família Civita. Divertidíssimo!

"(...)Diogo é uma graça. Ganhou uma capa – é capa da tal sala de visitas, a Veja – e mais um monte de espaço. Sua pérola chama-se 'Che. Há quarenta anos morria o homem, nascia a farsa'. A obra é hercúlea. Diogo contou com a ajuda de outro civitete de estimação, um serzinho chamado Duda Teixeira. Para fazer das suas, foram falar com vários cubanos que, segundo ambos, conviveram com Che Guevara. Não foram a Cuba, mas entrevistaram quatro que moram na mais reluzente cidade latino-americana, chamada Miami. Tem uma comunidade cubana lá que é do balacobaco. Ajudaram a eleger George e seu irmão Jeb Bush. Gente fina.
Entre citações dos tais cubanos e sacadas próprias, a dupla DD (Diogo e Duda) saiu-se com estas:
'Che foi um ser desprezível'.
'Che tem seu lugar assegurado na mesma lata de lixo onde a história já arremessou há tempos outros teóricos e práticos do comunismo, como Lenin, Stalin, Trotsky, Mao e Fidel Castro'.
'Sua vida foi uma seqüência de fracassos'.
Como a vida da dupla DD é uma seqüência de sucessos, eles podem dizer esta última frase de boca cheia. Certamente ambos vão revelar proximamente terem feito algo mais grandioso do que uma revolução nas barbas do império (desculpem o uso da expressão antiquada) ou de terem dado a vida defendendo o que pensam.
O mais legal é a especialidade olfativa dos DD. Sabem de cada uma. Vejam esta:
'Che (...) não gostava de banho e tinha cheiro de rim fervido'.
Cheiro de rim fervido! Alguém sabe como é? Os DD, pelo visto, cultivam o salutar hábito de experimentar odores em busca de comparações espirituosas a pedido dos Civita.
E tem mais. Como estão fazendo graça, dando a patinha e tal, os DD não se preocupam nem mesmo em dizer uma coisa no início da matéria e desdizer a mesma coisa linhas abaixo. Pois vejam só:
'Desde o início, Che representou a linha dura pró-soviética, ao lado do irmão de Fidel, Raul Castro'.
Lá adiante, a dupla do barulho fala assim:
'Che também se tornou crítico feroz da União Soviética'(...)" artigo na íntegra
\o/ Copyleft \o/

Sei que é feio usar duas imagens em um post desse tamanico, mas eu achei tão engraçadinho. Lá do CMI!


Nenhum comentário: